top of page

Dou comigo assaltado por uma epifania. E se tudo isso não passa dum complot dos dentistas? Não me refiro à crise, nem ao passamento do Eusébio, nem às ondas gigantes, nem à neve que está prestes a cair nos Açores. Falo da proliferação de bocas armadas de feias estruturas de metal que têm como missão rectificar supostos erros da natureza. De súbito parece que não há criança ou mesmo adulto que abra a boca e não se pareça com o Jaws, um vilão dos velhos filmes de James Bond ou com o alien salivento do Oitavo Passageiro. Pa-vo-ro-so. E é de crer que isso seja indicativo dum estatuto social mais elevado. Nem toda a gente pode pagar semelhante aparato. Acredito até que os mais abastados queiram marcar a diferença. Não ponho de parte que o Justin Bieber se chegou a usar uma coisa daquelas, tenha exigido que a sua boca fosse armada de platina. 

E depois a cavidade bucal cintilante não é caso único. Uma amiga minha foi instada por um médico a rectificar a cana do nariz. Verdade seja dita: o nariz da minha amiga é torto e adunco. Mas ela gosta dele assim. É herança genética. Tem valor sentimental para ela e habituou-se a encará-lo todos os dias de manhã juntamente com os olhos remelosos, o cabelo desgrenhado e a boca pastosa. Que querem?

O meu filho mais mocinho tem uma estrutura daquelas para alinhar o maxilar superior com o inferior. Durante os quinze dias em que esteve comigo, tive de lhe ajustar océu da boca encouraçado, com um estilete. Quase me senti um intruso a tentar emendar a mão de Deus (aqui dirijo-me apenas aos que acreditam em Deus). Claro que não gostava que o meu filho se parecesse com o Mutley, uma personagem de desenhos animados originalmente produzidos pela Hanna- Barbera, com o maxilar inferior avançado e um risinho ruidoso e furtivo, mas...

A ciência tem a mania das previsões catastróficas – se o seu filho não colocar isto na boquinha, quando for adulto vai parecer-se com o Mutley. As mães ficam apavoradas. Ninguém quer um cão com prognatismo acentuado, um filho nem pensar. Com base nessa chantagem, os profissionais aumentam os lucros. Daqui até sugerirem a mesma receita para os cães, vai um pequeno passo. O complot ainda vai no adro.

O complot dos dentistas

  • Facebook Classic
bottom of page